Informações Técnicas

Requisitos para utilização do sistema

Software

O SGP é independente do sistema operacional e não necessita da instalação de qualquer software na estação cliente (controles, DLLs, applets, etc).

O SGP executa em navegadores (browsers) web.

 Navegadores

Os navegadores homologados para o sistema são:

Mozilla Firefox
(versão 33 ou superior)
Google Chrome
(versão 39 ou superior)

Demais versões ou navegadores poderão apresentar erros de execução das funcionalidades do sistema.

Cookies Cookies são pequenos arquivos que são armazenados na estação de trabalho com dados enviados pelo site. Eles são classificados em dois tipos: os permanentes e os temporários que também são chamados de cookies de sessão. Geralmente os sites usam cookies para aprimorar a navegação dos usuários.

No SGP, os cookies são utilizados para armazenar algumas informações necessárias ao seu funcionamento interno, a fim de aprimorar a experiência do usuário com o sistema.

Os navegadores permitem que os usuários configurem se o uso de cookies é permitido ou não. Nos mais modernos essas permissões podem ser realizadas de forma genérica ou para cada site.

É necessário habilitar os cookies no navegador utilizado na estação de trabalho.

JavaScript

JavaScript é uma linguagem de scripts interpretada pelo navegador, que é utilizada para incrementar a interação entre o usuário e o sistema.

É necessário habilitar o JavaScript no navegador utilizado na estação de trabalho.

Adobe Reader

Adobe Reader® é um software gratuito que tem como principais funções exibir e imprimir arquivos Adobe PDF (Portable Document Format). Esse formato foi criado pela Adobe e tem sido utilizado como padrão para distribuição e troca mais segura e confiável de documentos eletrônicos.

Para visualizar os relatórios do sistema, é preciso ter instalado na estação de trabalho o Adobe Reader.

Hardware O SGP independe de configuração de hardware, sendo necessário apenas que a estação de trabalho possua memória RAM e capacidade de processamento suficientes para a utilização dos navegadores web.
Resolução
do monitor

Para se ter uma melhor experiência utilizando o sistema, é recomendável utilizar a resolução do monitor superior ou igual a 1024×768.

Ao utilizar uma resolução inferior, alguns recursos podem deixar de funcionar corretamente e a navegação pode ser dificultada.

Acesso à
internet

O desempenho do sistema dependerá diretamente do tamanho da banda de acesso da estação de trabalho à internet. Recomenda-se que a estação cliente tenha, no mínimo, uma banda de acesso de 512kbps. Valores abaixo deste poderão causar lentidão no uso do sistema.


Aspectos de segurança
O SGP apresenta métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos dados e do próprio sistema. Esta proteção se dá tanto contra utilizações indevidas ou desautorizadas como eventuais danos que possam ser causados aos dados. Assegura-se portanto a confiabilidade dos dados no sistema, sua responsável utilização e a responsabilização dos gestores e usuários que deles dispõem.

A segurança do sistema tem por base os seguintes princípios e instrumentos:

- Autenticação e autorização
Para utilizar o SGP, os usuários são habilitados formalmente por meio do cadastramento de um login e uma senha. Posteriormente, são especificados os perfis e níveis de acesso de cada usuário.

Perfil é o conjunto de determinadas transações atribuídas a cada operador, para atender às necessidades de execução e consulta ao sistema. O nível de acesso determina o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema.

Cabe sempre lembrar que o usuário responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurança, sujeitando-se às consequências das sanções penais ou administrativas cabíveis em decorrência do mau uso.

- Protocolo
O sistema utiliza o protocolo HTTPS, que permite a autenticação do serviço ao usuário e uma conexão segura com confidencialidade.

- Identificação das operações do usuário
Esta medida tem o objetivo de monitorar as ações danosas ou fraudulentas executadas utilizando-se o sistema.

As principais operações de inclusão, exclusão ou modificação de dados pelo sistema também são registradas com a identificação do login do usuário, da data/hora e da máquina.