Requisitos para utilização do sistema
Software |
O SGP é independente do sistema operacional e não necessita da instalação de qualquer software na estação cliente (controles, DLLs, applets, etc). O SGP executa em navegadores (browsers) web. |
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Navegadores |
Os navegadores homologados para o sistema são:
Demais versões ou navegadores poderão apresentar erros de execução das funcionalidades do sistema. |
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Cookies | Cookies são pequenos arquivos que são armazenados na estação de trabalho com dados enviados pelo site. Eles são classificados em dois tipos: os permanentes e os temporários que também são chamados de cookies de sessão. Geralmente os sites usam cookies para aprimorar a navegação dos usuários.
No SGP, os cookies são utilizados para armazenar algumas informações necessárias ao seu funcionamento interno, a fim de aprimorar a experiência do usuário com o sistema. Os navegadores permitem que os usuários configurem se o uso de cookies é permitido ou não. Nos mais modernos essas permissões podem ser realizadas de forma genérica ou para cada site. É necessário habilitar os cookies no navegador utilizado na estação de trabalho. |
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JavaScript |
JavaScript é uma linguagem de scripts interpretada pelo navegador, que é utilizada para incrementar a interação entre o usuário e o sistema. É necessário habilitar o JavaScript no navegador utilizado na estação de trabalho. |
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Adobe Reader |
Adobe Reader® é um software gratuito que tem como principais funções exibir e imprimir arquivos Adobe PDF (Portable Document Format). Esse formato foi criado pela Adobe e tem sido utilizado como padrão para distribuição e troca mais segura e confiável de documentos eletrônicos. Para visualizar os relatórios do sistema, é preciso ter instalado na estação de trabalho o Adobe Reader. |
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Hardware | O SGP independe de configuração de hardware, sendo necessário apenas que a estação de trabalho possua memória RAM e capacidade de processamento suficientes para a utilização dos navegadores web. | ||||||
Resolução do monitor |
Para se ter uma melhor experiência utilizando o sistema, é recomendável utilizar a resolução do monitor superior ou igual a 1024×768. Ao utilizar uma resolução inferior, alguns recursos podem deixar de funcionar corretamente e a navegação pode ser dificultada. |
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Acesso à internet |
O desempenho do sistema dependerá diretamente do tamanho da banda de acesso da estação de trabalho à internet. Recomenda-se que a estação cliente tenha, no mínimo, uma banda de acesso de 512kbps. Valores abaixo deste poderão causar lentidão no uso do sistema. |
Aspectos de segurança
O SGP apresenta métodos e procedimentos para disciplinar o acesso e assegurar a manutenção da integridade dos dados e do próprio sistema. Esta proteção se dá tanto contra utilizações indevidas ou desautorizadas como eventuais danos que possam ser causados aos dados. Assegura-se portanto a confiabilidade dos dados no sistema, sua responsável utilização e a responsabilização dos gestores e usuários que deles dispõem.
A segurança do sistema tem por base os seguintes princípios e instrumentos:
- Autenticação e autorização
Para utilizar o SGP, os usuários são habilitados formalmente por meio do cadastramento de um login e uma senha. Posteriormente, são especificados os perfis e níveis de acesso de cada usuário.
Perfil é o conjunto de determinadas transações atribuídas a cada operador, para atender às necessidades de execução e consulta ao sistema. O nível de acesso determina o grau de inclusão de dados e a abrangência das consultas feitas pelo usuário no sistema.
Cabe sempre lembrar que o usuário responde integralmente pelo uso do sistema sob a sua senha e obriga-se a cumprir os requisitos de segurança, sujeitando-se às consequências das sanções penais ou administrativas cabíveis em decorrência do mau uso.
- Protocolo
O sistema utiliza o protocolo HTTPS, que permite a autenticação do serviço ao usuário e uma conexão segura com confidencialidade.
- Identificação das operações do usuário
Esta medida tem o objetivo de monitorar as ações danosas ou fraudulentas executadas utilizando-se o sistema.
As principais operações de inclusão, exclusão ou modificação de dados pelo sistema também são registradas com a identificação do login do usuário, da data/hora e da máquina.