Sobre

As Estratégias Metodológicas e as Plataformas de Desenvolvimento Tecnológico adotadas pela DINFO estão detalhadas na OS 003/DINFO/2013.


Modelagem
Para a modelagem dos sistemas, a DINFO utiliza o Enterprise Architect (EA).

Esta ferramenta cobre todos os aspectos do ciclo de desenvolvimento, fornecendo suporte para testes, manutenção e controle de mudanças de requisitos. O EA permite produzir a documentação do modo mais fácil e com os melhores resultados estéticos. Sua mais importante característica é possibilitar o rastreamento entre todos os elementos da modelagem (processos, regras, requisitos, casos de uso, classes, componentes, tabelas, etc).


Ambiente de hospedagem da aplicação

O ambiente é composto por:
– servidor: Linux CentOS;
– servidor de aplicações: Jboss (Java) , Apache (PHP).


Arquitetura de software

O padrão de arquitetura de software é o MVC (Model-View-Controller), seguindo a estrutura de camadas.


Linguagem de programação
Para o desenvolvimento de sistemas corporativos, a DINFO adota as linguagens Java e PHP.

A escolha destas linguagens se deu após a realização de um estudo comparativo entre as soluções web mais utilizadas no mercado, considerando os aspectos com maior relevância e inerentes à realidade da UERJ. A adoção de uma ou outra linguagem de programação depende do objetivo e da funcionalidade do módulo do sistema a ser desenvolvido.


Sistema Gerenciador de Banco de Dados

O SGBD utilizado nos sistemas corporativos de médio e grande porte e/ou de maior criticidade é o SAP Sybase Adaptive Server Enterprise, que é um sistema gerenciador de banco de dados relacional de alto desempenho para ambientes de missão crítica e com grande volume de dados.